quarta-feira, 20 de maio de 2009

BOCA E LINGUA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Localizada na parte inicial do sistema digestivo, apresenta um formato oval no seu diâmetro antero-posterior (corte sagital médio). É dividida em duas partes pelos arcos dentais. Seus limites topográficos são: na parte superior, o paladar; na parte inferior, a língua e a base bucal; e nos lados os dentes, gengivas e face (maçãs do rosto). O pálato separa a boca da cavidade nasal para evitar que as matérias alimentícias passem para a mesma. A língua, dentes e glândulas salivares funcionam na ingestão e digestão; no homem, a língua e os dentes servem também para articular a linguagem.

O órgão do sentido do gosto é a língua. A língua é um músculo grosso recoberto por uma mucosa que apresenta diversas granulações e finos riscos perceptíveis à vista. Na parte axial de sua face superior observa-se um sulco longitudinal que vai desde a ponta até bem mais da sua metade, seguido por duas séries de granulações bastante grandes, que convergem no eixo da língua e formam um v ao contrário chamado uve lingual. Na parte inferior a língua possui uma dobra mucosa que a une à mucosa bucal: é o Freio da língua. A mucosa que recobre a língua possui numerosos pequenos órgãos mais ou menos volumosos e ásperos, denominados papilas gustativas, que nos permitem apreciar o sabor dos alimentos que ingerimos.

Apresentam diversas formas e aspectos: filiformes, de textura filamentosa e que ocupam toda a porção da superfície dorsal situada na frente da uve lingual, fungiformes, em forma de cogumelos, avermelhadas, muito visíveis e em número de cerca de 150 a 200, e calciformes, que constam de um botão central rodeado por um sulco, formando a uve lingual. Para que uma substância tenha sabor deve ser total ou parcialmente solúvel na saliva. Só podemos perceber quatro sabores: o amargo, o doce, o ácido e o salgado. O amargo é sentido na base da língua; o doce na ponta, o ácido na ponta e nas bordas; e o salgado em toda a superfície. Certas áreas da língua são insensíveis.

Os sabores complexos dos alimentos, como o sabor de peixe, alho, vinho, etc... resultado da união das sensações gustativas com as olfativas; por isso quando estamos resfriados a comida nos parece insípida.

Secção da cavidade bucal

A boca é uma cavidade que desempenha uma função ativa na digestão. Não constitui somente a abertura superior do tubo digestivo, a porta de entrada dos alimentos. É ela também a sede da mastigação e da insalivação que, triturando e agregando os alimentos (e em parte transformando-os quimicamente), iniciam a digestão. A recomendação de mastigar lentamente e de não engolir rapidamente os alimentos tem um verdadeiro fundamento fisiológico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário