quarta-feira, 20 de maio de 2009

A história do átomo

A palavra átomo origina-se do grego e significa "indivisível". Filósofos da antiga Grécia antes de Cristo ,entre eles Demócrito ,acreditava que tudo era formado por partículas indivisíveis chamadas de átomos.
Entre os séculos XVII e XIX ,um inglês chamado John Dalton fez algumas experiências e concluio que todas as substâncias são formadas por átomos ,que os átomos se parecem com esferas maciças e que átomos do mesmo elemento químico são iguais e não podem ser criados ou destruídos.
No entanto ,o tempo provo que tanto os gregos como Dalton estavam enganados ao afirmarem que o átomo é indivisível. A ciência já provou que o átomo pode sim ser dividido (em certos casos ,essa divisão do átomo gera uma energia muito grande ;a mesma liberada ,por exemplo ,pela esplosão de uma bomba nuclear). Dalton também estava errado ao afirmar que os átomos não são criados nem destruídos. Com a tecnologia atual ,tanto uma coisa como outra são possíveis. Mesmo fora dos laboratórios ,átomos radioativos como urânio e rádio sofrem desintegração natural ,perdendo algumas de suas partes e energia. Nas estrelas ,por outro lado ,átomos são criados ,como ,por exemplo,no
sol ,onde átomos de hidrogênio fundem-se originando átomos de hélio pelo processo denominado fusão nuclear.
No final do século XIX e inícil do século XX ,houve grandes avanços no estudo do átomo. Um cientista inglês ,Joseph J. Thomson ,propôs um modelo atômico que levava em consideração a natureza elétrica dos materias. Realizando elaboradas experiências com descargas elétricas em gases ,Thomson foi capas de concluir que existem partículas menores do que o átomo e que são dotadas de carga elétrica. Segundo Thamson ,o átomo seria uma esfera de carga positiva com partículas negativas menores mergulhadas em sua superfície.
Entretanto ,outros cientistas propuseram ,paseados em experimentos sofisticados ,outra forma de imaginar o átomo. Em 1911 ,o neozelandês Ernest Rutherford concluiu que o átomo tinha duas partes: uma central (núcleo), compostas de pequenas partículas positivas denominadas prótons ,e outra externa (eletrosfera) ,com pequenas partículas de carga negativa (elétrons) que ficam girando em torno do núcleo.
Em 1932 ,o inglês James Chadwick (1891 - 1974) determinou a presença de nêutrons no núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário